sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cultura e identidade

canoas caiçaras - Conceição de Jacarei, RJ

O mapa do Brasil foi desenhado pelos que navegaram continente a dentro ao longo de nossas bacias hidrográficas
Em cada região, tipos de embarcação foram criados em função das necessidades locais e da matéria prima disponível.
Aqui sobrevivem técnicas de construção naval da época do descobrimento e até anteriores, como as canoas escavadas em um único tronco ou moldadas em casca de árvore.

Nos últimos anos a qualidade e originalidade do trabalho desses construtores vem chamando a atenção de pessoas de outras regiões e mesmo de outros países que procuram a Bahia, o Maranhão e a Amazônia para construir seus barcos. Enquanto isso, grande parte deste patrimônio cultural está em vias de se perder para sempre.
Wanda Maldonado, em sua tese de mestrado "Da Mata para o Mar..." nos mostra como a construção e uso da canoa nas comunidades caiçaras em Ilhabela, SP, se revestem de importância muito além de questões econômicas e operacionais, sendo parte da identidade do grupo e de seus indivíduos.


Não me parece temerário afirmar que nossa identidade nacional tenha esta cultura náutica como um dos seus principais elementos desde suas mais remotas origens. Documentar, preservar e compreender esta cultura é um meio do povo brasileiro se conhecer melhor. Ações nesse sentido são urgentes e imprescindiveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário