terça-feira, 24 de agosto de 2010

Marinheiros de nascença





Há 500 anos os europeus, portugueses em particular, levaram a arte-ciência da navegação a um novo estágio. Grandes frotas cruzaram os oceanos em busca de riquezas e conquistas. Sob este signo nasce o Brasil.
ilustração de ”Viagem Filosófica…”
Segundo Sivar Hoeppner Ferreira (Nota sobre a Construção Naval no Brasil nos Séculos XVII e XVIII) “A posição estratégica do Brasil em relação à rota da Índia e a abundância de madeira de boa qualidade fez com que, logo nos primeiros tempos, se instalassem estaleiros, não só para reparos nas embarcações, mas também para a construção de novas(…) Tomé de Souza, ao instalar o Governo Geral em 1549, trouxe um grupo de artífices especializados que incluía um mestre de construção, carpinteiros, calafates (calafetadores) e um ferreiro. Como iniciativa oficial, o primeiro estaleiro estabelecido foi o da Ribeira das Naus, ao final do século XVI, também na Bahia, durante o governo de D. Francisco de Souza”.
Com 8000 quilômetros de litoral , uma rede de rios navegáveis de extensão incalculavel e a maior variedade de tipos de embarcações tradicionais do mundo, somos uma nação de navegantes.
Certamente não há outro país em que a navegação tenha sido tão importante na conquista, ocupação e defesa não só da costa como de territórios interiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário