terça-feira, 10 de abril de 2012

Barcos (4)

Galions Novo Sofia (e) restaurado e Illa de Cortegada (d), uma belíssima réplica .

Encontrei belas embarcações cuidadosamente restauradas e outras de construção recente que reproduzem tipos em vias de desaparecimento e até mesmo revivem alguns já desaparecidos por completo. Neste ultimo caso, merece destaque a Nova Marina, uma “lancha xeiteira”, modelo usado na pesca do “xeito”, tipo de rede das tradições galegas. Foi construída há vinte anos, com base nos restos de uma outra chamada Marina, esta encontrada coberta por água e areia numa numa área alagada e recuperada num delicado trabalho de arqueologia na mesma época da realização da primeira edição do Encontro de Embarcações Tradicionais.
A lancha xeiteira Nova Marina

Também chama a atenção o “galion” Illa de Cortegada. Réplica de antigos cargueiros a vela como o recentemente restaurado Novo Sofia. que mostram coincidências curiosas com os grandes saveiros da Bahia. Uma delas era o tipo de carga transportada; cerâmica produzida nas olarias da região.
A construção de barcos como estes ajuda a manter vivas as técnicas de carpintaria naval dos estaleiros tradicionais, as “carpintarias de ribeira”.

O Illa de Cortegada.

2 comentários: